sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vampirismo

VAMPIRISMO

A crença em vampiros é muito antiga, remonta a época em que se descobriu que o sangue é a fonte da vida. Esta crença nos vampiros se espalhou principalmente pela Europa chegando a Romênia que é a pátria de Drácula.

O mito dos vampiros teve a origem na Transilvânia e se alastrou mundo afora. Este tema tem encantado as gerações, numa mistura de mistério, romance, sexo, ódio, sangue, religião, pecado e condenação.

Este mito tem sido divulgado na forma de livros, filmes, Internet e até de músicas.

O vampiro pode se transformar em animais, principalmente em lobos ou morcegos.

Segundo alguns o Drácula é o avatar do diabo, segundo outros, um zumbi ou morto vivo que só pode ser contido com ajuda de símbolos religiosos e outros apetrechos como alho, e água benta; e apesar de “imortal” ele pode ser destuido com estacas de madeira no coração, balas de prata ou exposto à luz do sol.

Sendo criatura da noite, sua imortalidade se reduz a atividades noturnas , quando sai na busca de sangue, atacando as vítimas inocentes e outras não muito.

"...Aquilo que transcende a racionalidade se torna um atraente caminho em busca do inalcançável, capaz de libertar o espírito do peso dos dogmas pré estabelecidos.''

Este tema tem sido bastante explorado até os dias atuais com a introdução de novas focagens , novos fatos e nos filmes e vídeos com o uso de muitos efeitos especiais , 3D e trilhas sonoras envolventes.

Atualmente existem dezenas de tipos diferentes de vampiros e seres híbridos com humanos, lobos e morcegos. As caracteristicas destes seres também sofreram mutações de acordo com a época , e as tendências sociológicas.

Refs.: http://www.gothznewz.com.br/magia/vampirismo/

http://ideal.andreluiz.vilabol.uol.com.br/vampirismo_espiritual.html

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,vampirismo-e-puro-sexo,418857,0.htm

Por José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Nosso Grupo de Leitura atualmente apresenta a seguinte formação: Iraci - Existencia; Ivone - Inspiração; J.C. Caetano - Reinvenção; Dirceu - Questionamento; Orciza - Reflexão; Sonia - Articulação; Elci - Entendimento; Cássia - Cordialidade; Dade - Criação; Vera - Saudade; Simone - Aquela que ouve!

Seguidores