Filme “Pacto com o Diabo”
Versão moderna de “O Retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde
Ano de Lançamento: 2005
Direção: Allan A. Goldstein
Atores/Artistas: Malcolm McDowell, Ethan Erickson
País/Ano: EUA-2004
Duração: 88 minutos
Sinopse:
Louis é um assistente de fotografia que acaba se envolvendo com o mundo da moda. Sendo um belo rapaz, teve a sua vaidade evidenciada e a ambição de se tornar famoso, rico e de ser sempre belo e jovem, sempre cercado por belas e sedutoras mulheres. Para atingir seus objetivos acabou por fazer um pacto com o diabo, encarnado na figura de um empresário de moda. Este pacto fez com que uma fotografia sua envelhecesse em seu lugar. À medida que o tempo passava a foto se tornava mais e mais assustadora. O preço pago pelo sucesso foi alto demais e o pacto não podia ser quebrado...
Impressões sobre o Filme
Para Orciza, Pacto com o Diabo é um filme de magia e glamour no mundo da fotografia e da moda, que faz uma leitura do livro “O Retrato de Dorian Gray”. O jovem e belo fotógrafo é seduzido a seguir a carreira de modelo, no decorrer do filme mostra uma vida de traições, luxo, drogas e morte, tendo sempre como pano de fundo o texto de Oscar Wilde (1856-1900). Já Elci, estabelecendo um paralelo com o texto Espelho, de Machado de Assis, observa que o filme mostra a transformação de um indivíduo, Louis, com valores e objetivos definidos, que aos poucos vai perdendo sua identidade- “alma interior” por influência da “alma exterior” representada por um empresário ganancioso. Para Maria Ivone, a mensagem que permanece é que o ser humano sonha em dominar o tempo e seus efeitos, mas sucumbe quando se defronta com o que verdadeiramente é. Ou seja, paga-se um preço muito alto quando se tenta conter, a qualquer custo, os efeitos da passagem do tempo. Sonia prefere elencar:
1-Porque os jovens têm medo de mostrar seus sentimentos?
2-O intelecto destrói a harmonia
3-Aos 50 todo mundo tem o rosto que merece.
De que vale ganhar o mundo se se perde a alma?
Enquanto José Carlos faz a seguinte análise - o Mal estimula a vaidade, concede favores e sucesso às pessoas de espírito fraco em troca do seu bem mais precioso que é a Alma. Por mais longa que seja, a vida é efêmera. Em comparação com a eternidade uma vida nada significa. Segundo Dirceu, o Mito de Narciso foi materializado no espelho. A eterna beleza de Dorian Gray foi sonhada e materializada no seu retrato, mas pode-se observar que, tanto o Espelho, quanto o retrato cobraram um preço muito alto: o da escravização e da própria vida. E Iraci finaliza com a afirmação: meu intelecto pode produzir uma beleza, que pode não estar no rosto que miro no meu espelho.
Bricolagem eletrônica: Orciza e Maria Ivone