terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Espelho - Machado de Assis




O ESPELHO – Machado de Assis



O texto nos traz um grupo de intelectuais que se reúne para discutir um tema sempre atual: A natureza da alma.
Ao decidir a didática e estratégia de discussão para o grupo se revela, ele próprio, grande conhecedor do ser humano e de sua alma ou de suas almas.




Quando as pessoas são estimuladas pela curiosidade e até pela intriga ficam mais accessíveis e cordatas. Sabe-se também que quando desafiadas reagem de modo igual, por isso propõem o silêncio absoluto, sem apartes, para contar uma história que só elas conhecem e que talvez revele ao grupo a identidade do personagem e quem sabe da mulher "mal falada" na época.




Usando o espelho como metáfora, atinge em cheio o leitor de ontem e de hoje de modo intenso e admirável.
Além de conseguir platéia para expressar o seu pensamento sobre o que, como, quando, onde e como seria a alma humana, ainda faz uma critica severa aos intelectuais que se comprazem em usar a palavra como ferramenta de imposição de idéias. Idéias essas, que comumente se tomam inconsistentes e inúteis uma vez que desrespeitam as individualidades e dificultam o diálogo com as diversidades.




Para o grupo (Trindade, Beni e Iraci), em particular, o estudo do tema, bem como do texto machadiano foi rico em oportunidades para exercitar o hábito de ouvir e ser ouvido. Para conhecer e deixar de conhecer a relação de cada um com o espelho que, parece retratar o que se passa no interior e exterior de cada pessoa.
Sobretudo mostrou que a nossa Oficina de Leitura é um espelho, ora côncavo, ora convexo, ora inteiro, ora partido, mas que mostra sempre o interior e o exterior de cada um de nós.


Grupo: Iraci - Trindade - Beni

Bricolagem eletrônica: Dirceu e Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Nosso Grupo de Leitura atualmente apresenta a seguinte formação: Iraci - Existencia; Ivone - Inspiração; J.C. Caetano - Reinvenção; Dirceu - Questionamento; Orciza - Reflexão; Sonia - Articulação; Elci - Entendimento; Cássia - Cordialidade; Dade - Criação; Vera - Saudade; Simone - Aquela que ouve!

Seguidores