sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A moral de Cristo

Moral = conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.

Ao ler “Em 6 passos o que faria Jesus...”, percebi que era exatamente o que queria expressar:

Cristo foi homem. Iluminado, mas homem. Viveu na carne e usou todos os sentidos, sempre inserido no mundo. Sua espiritualidade não era excludente, ele abraçava, incluía a todos e era generoso no meio em que vivia. Estava disponível para o momento, vivia o momento, prestava atenção em quem estava com ele. Desfrutava sem possuir, demonstrando que o valor não está em acumular, ter, mas em ser. Era imprevisível e contraditório, sempre fazendo ou dizendo o que não se esperava dele. Era intolerante com os religiosos, por não aceitar um suposto monopólio sobre Deus.

A grande moral de Cristo reside em uma única regra: o Amor. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Afinal, somos todos pequenos deuses, por filiação, por imagem e semelhança e por origem. Estamos um pouco no outro e o outro está em nós e todos temos a centelha divina ardendo, queimando, iluminando, ou apenas apagada ou adormecida dentro de nós. Se vivermos o dia a dia, sem apegos, sem afastamentos e exclusões, sem submissão a regras de homens, se tivermos incertezas e formos imprevisíveis, mas praticarmos o amor, estaremos seguindo a moral do Cristo.

Maria Ivone Pandolfi

29/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Nosso Grupo de Leitura atualmente apresenta a seguinte formação: Iraci - Existencia; Ivone - Inspiração; J.C. Caetano - Reinvenção; Dirceu - Questionamento; Orciza - Reflexão; Sonia - Articulação; Elci - Entendimento; Cássia - Cordialidade; Dade - Criação; Vera - Saudade; Simone - Aquela que ouve!

Seguidores