terça-feira, 10 de maio de 2011

CICLO DO COTIDIANO

Trabalho do Grupo

Marília,10 de maio de 2011

"O ritual cotidiano que nos leva à repetição periódica de atividades pode produzir tédio e resultar em depressão. Já o automatismo pode trazer a paz ou a agonia, dependendo do grau de acomodação e medo do desconhecido. Entretanto, para sair do tédio e da depressão o melhor caminho é abandonar os velhos costumes e hábitos, bem como eliminar as atitudes desnecessárias ou negativas que nos aborrecem no cotidiano. Tendo ficado apenas com as atitudes positivas e ações que nos dão prazer, com certeza a rotina nos será mais agradável e leve.
O dia a dia por exemplo é um ritual: o café da manhã, ler à noite , ouvir o Jornal Nacional, fazer caminhadas, ir ao cinema aos sábados e domingos, comer coisas gostosas, comer com os amigos, tudo isso pode ser a medida do prazer.
Nunca se deve arrepender dos prazeres que a rotina traz, pois as lembranças do cotidiano das reuniões familiares, que constituem um modelo de rotina, podem trazer um dos mais puros sentimentos que é a saudade.
Por outro lado, a vida é sempre mudança. Como fazê-la para não ficar à margem? É preciso movimentar o corpo. É preciso alimentar a alma. É preciso ser do mundo e estar sempre nele. Se ficarmos à margem, de forma que não sejamos o leito, os rios não nos levam aonde é preciso.
Essa travessia, contudo, teremos que fazê-la em mesmos caminhos e diariamente... "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Nosso Grupo de Leitura atualmente apresenta a seguinte formação: Iraci - Existencia; Ivone - Inspiração; J.C. Caetano - Reinvenção; Dirceu - Questionamento; Orciza - Reflexão; Sonia - Articulação; Elci - Entendimento; Cássia - Cordialidade; Dade - Criação; Vera - Saudade; Simone - Aquela que ouve!

Seguidores