terça-feira, 17 de maio de 2011

O Cotidiano Revelado

O nosso dia a dia pode tornar-se uma sequência interminável de atos e atitudes repetidas e enfadonhas, fazendo com que a entediante rotina encurte mais o tempo, que é relativo. Os dias passarão cada vez mais rapidamente porque não haverá nenhum registro interessante para o nosso cérebro gravar.


Podemos constatar que, quando a gente viaja, o tempo parece passar mais devagar, tanto no deslocamento de uma localidade para outra, quanto ao visitar amigos e parentes. O cérebro fica feliz em ter novos fatos para registrar!


Entendo que uma maneira de frear o tempo é procurar fazer pelo menos uma ação diferente a cada dia, pois assim o cérebro ou a memória terá uma referência por dia e nesse caso uma semana terá pelo menos sete referências registradas.


O tempo sendo relativo, sua velocidade vai depender de cada um de nós. Ele será bastante rápido quando a sucessão de dias , meses e anos não apresentar nenhum fato digno de nota. Este fato não precisa ser um acontecimento mirabolante, mas apenas alguma coisa que nos alegre, emocione ou nos dê prazer. A emoção pode ser de alegria por alguma conquista, mas pode ser também de tristeza quando houver alguma perda (objetos, pessoas ou valores como amor próprio ou mesmo pecuniários).


As rotinas podem ser prazeirosas como por exemplo, comer, se divertir ou até tirar um cochilo ou mesmo dormir.


Pode-se ter num dia as mais variadas rotinas, algumas já automatizadas pelo uso contínuo;nestes casos, não se recorda o que foi realizado porque o cérebro as comanda sem o concurso de nossa intervenção.


Outras rotinas podem ser esporádicas e realizadas mais conscientemente; neste caso, será mais fácil a rememoração.


José Carlos


Marília, 11 de maio de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Nosso Grupo de Leitura atualmente apresenta a seguinte formação: Iraci - Existencia; Ivone - Inspiração; J.C. Caetano - Reinvenção; Dirceu - Questionamento; Orciza - Reflexão; Sonia - Articulação; Elci - Entendimento; Cássia - Cordialidade; Dade - Criação; Vera - Saudade; Simone - Aquela que ouve!

Seguidores