quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Vinicius de Moraes

Vinícius de Moraes: poeta, dramaturgo, compositor

Teve uma vida agitada e efervescente tal como o momento de seu nascimento: diz-se que ele nasceu em meio a forte temporal, na madrugada de 19 de outubro de 1913, no antigo nº 114 (casa já demolida) da Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, ao lado da chácara de seu avô materno, Antônio Burlamaqui dos Santos Cruz.
A tradição da escrita já estava instalada na família: sua mãe d. Lydia Cruz de Moraes era casada com Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, sobrinho do poeta, cronista e folclorista Mello Moraes Filho e neto do historiador Alexandre José de Mello Moraes.
Vinicius de Moraes foi bacharel em Letras e licenciou-se em Direito, seguindo carreira diplomática, mas entrou para história como poeta, compositor e dramaturgo. Escreveu vários livros de poesia, dentre eles O caminho para a distância (1933), Cinco elegias (1943), Livro dos sonetos (1957) e Para viver um grande amor (poemas e crônicas) (1962). Escreveu também poemas para crianças em sua obra A arca de Noé, lançada em disco em 1980, ano de seu falecimento.
Escreveu peças de teatro como Orfeu da Conceição (1956) e Procura-se uma rosa, em parceria com Pedro Bloch e Gláucio Gil.
Fez várias parcerias como compositor, sendo a mais conhecida a parceria feita com Toquinho, com quem gravou músicas e participou de shows em muitas cidades no país.
Pertence à chamada “geração de 30” do Modernismo brasileiro, embora mais novo que seus pares Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes e Augusto Frederico Schmidt e mais influente que eles nos ulteriores movimentos poéticos.
Casou-se nove vezes e teve quatro filhas.
Em 1979, voltando de viagem à Europa, sofre um derrame cerebral no avião. É operado a 17 de abril de 1980, para a instalação de um dreno cerebral. Morre, na manhã de 9 de julho desse mesmo ano, de edema pulmonar, em sua casa, na Gávea, em companhia de Toquinho e de sua última mulher, Gilda de Queirós Mattoso.

Fontes:
Internet

Dicionário de Literatura (direção de Jacinto do Prado Coelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Nosso Grupo de Leitura atualmente apresenta a seguinte formação: Iraci - Existencia; Ivone - Inspiração; J.C. Caetano - Reinvenção; Dirceu - Questionamento; Orciza - Reflexão; Sonia - Articulação; Elci - Entendimento; Cássia - Cordialidade; Dade - Criação; Vera - Saudade; Simone - Aquela que ouve!

Seguidores